top of page

O evento

O III Congresso Paranaense de Educação Química (CPEQUI) é um evento bianual organizado pelas Instituições Paranaenses de Ensino superior que mantém cursos de Licenciatura em Química.
O I Congresso Paranaense de Educação Química foi realizado no ano de 2009 na cidade de Londrina por meio de uma parceria estabelecida entre a Universidade de Londrina (UEL) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), teve como tema “A Educação Química no Paraná” e contou com a apresentação de mais 100 trabalhos nas diferentes modalidades.
A segunda edição do CPEQUI manteve a pareceria UEL/UNIOESTE, tendo sido organizado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e aconteceu em 2011 na cidade de Toledo, teve como tema central “No ano internacional da Química, os desafios de educar para um mundo melhor” e também teve a apresentação de mais de uma centena de trabalhos entre materiais didáticos, pôsteres e comunicações orais.
Em 2013 a Universidade Estadual de Ponta Grossa assumiu a organização do evento, que será realizado na cidade de Ponta Grossa, sob organização da UEPG. Nesta terceira edição teremos diferentes atividades como palestras, mesas redondas, minicursos, apresentação de pôsteres e comunicações orais, mostra de materiais didáticos, exposição de atividades do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e relatos de experiências na educação básica. A proposta é discutir a Educação Química na Universidade e na Escola: Encontros e Desencontros.
Os objetivos do evento são:
Socializar e discutir ideias, produções, concepções e práticas da área para contribuir na melhoria da formação em Educação Química e sua inserção na sociedade e na educação de modo geral.
• Reunir professores da educação básica e do ensino superior, pesquisadores, estudantes paranaenses e demais interessados para debater assuntos relacionados a temas da Educação Química e suas interfaces que nos levem a melhoria da Educação no Paraná.
• Intensificar a interlocução de grupos de pesquisa e desenvolvimento atuantes em linhas temáticas da área da Educação Química do Paraná, inter-relacionando e alimentando conhecimentos, ações e mudanças junto às comunidades em âmbito local, regional e nacional.
• Discutir o desenvolvimento das ações relacionadas às políticas públicas de formação de professores do estado do Paraná e do Brasil que estão inseridas nas escolas e nas universidades quanto a sua efetivação e contribuição para a melhoria da Educação Química.

bottom of page